Estão ativos os seguintes projetos de pesquisa:
1. ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE AÇO, HÍBRIDAS E MISTAS DE AÇO E CONCRETO
Professor responsável: Hisashi Inoue
Linha de pesquisa: Tecnologia das Construções
Este projeto de pesquisa visa estudar comportamentos de estruturas de edifícios industriais e andares múltiplos, levando em consideração a estabilidade e o dimensionamento dos elementos estruturais numericamente. Aplicam-se programas computacionais que permitem o adequado dimensionamento das estruturas de modo a conciliar economia e segurança.
2. AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO
Professor responsável: Rovadávia Aline de Jesus Ribas
Linha de pesquisa: Produção do Ambiente Construído
Neste projeto avaliam-se duas questões fundamentais: qual o nível de consciência e satisfação do usuário em relação à tecnologia aplicada em edifícios, que incorporaram processos construtivos inovadores e componentes industrializados e quais os problemas observáveis advindos da vivência, do uso e manutenção de tais espaços. Avalia-se, via pesquisa de campo, o desempenho global de construções metálicas com o objetivo de levantar a satisfação do usuário, não somente em relação aos aspectos simbólicos, estéticos, formais e funcionais, mas, também, tendo este como sujeito social que diante de uma nova tecnologia construtiva tenha a capacidade de se posicionar criticamente como consumidor final. Nesta avaliação incluem-se edificações estruturadas em aço, comerciais, residenciais, e aquelas associadas ao processo de mutirão para a população de baixa renda.
3. COMPORTAMENTO E DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL
Professor responsável: Flávio Teixeira de Souza
Linha de pesquisa: Tecnologia das Construções
A evolução da engenharia tem levado ao desenvolvimento de estruturas cada vez mais esbeltas e arrojadas, buscando aliar a economia, a estética e desempenho estrutural. Para isso concorrem o desenvolvimento de novos materiais e de processos de análise e dimensionamento e ainda de ferramentas computacionais que permitem a simulação da estrutura em condições similares às reais. Este projeto de pesquisa trabalha nessa direção, aplicando os novos métodos de análise e dimensionamento aos diversos materiais usados estruturalmente, buscando contribuir para a disseminação desses procedimentos.
4. CONDICIONANTES DE PROJETO PARA EDIFICAÇÕES ESTRUTURADAS EM AÇO
Professor responsável: Cláudia Maria Arcipreste
Linha de pesquisa: Gestão das Construções
Este projeto tem por objetivo propor condicionantes para desenvolvimento de projetos de edificações estruturadas em aço. As condicionantes desenvolvidas são pensadas de forma a direcionar tanto a concepção do projeto arquitetônico, que nesse caso deve se adequar a um elenco de diretrizes específicas, quanto à especificação de um sistema construtivo viável e energeticamente eficiente para o tipo de implantação proposta.
5. DESEMPENHO DA TECNOLOGIA CONSTRUTIVA
Professor responsável: Rovadávia Aline de Jesus Ribas
Linha de pesquisa: Tecnologia das Construções
Esse projeto tem como objetivo avaliar o sistema construtivo via métodos numéricos ou computacionais. Também se insere a avaliação do desempenho térmico e acústico de edificações estruturadas em aço, englobando simulações e medições in loco, observando-se, além do projeto arquitetônico, o sistema de fechamento utilizado. Identificam-se os parâmetros mais relevantes na análise térmica e acústica de um ambiente para a obtenção da condição de conforto térmico dentro de uma edificação.
6. DESEMPENHO TÉRMICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES
Professor responsável: Adriano Pinto Gomes
Linha de pesquisa: Tecnologia das Construções
Este projeto de pesquisa considera a análise do comportamento em uso de edificações por meio de avaliações de desempenho térmico e eficiência energética, a fim de se obter uma edificação confortável aos usuários e com baixo consumo de energia. Para isso, são utilizados métodos de avaliação, tais como: simulação computacional, medições in loco e avaliação pós-ocupação, que permitem analisar o atendimento aos requisitos dos usuários ou critérios de normas de desempenho.
7. DIMENSIONAMENTO OTIMIZADO DE ESTRUTURAS
Professor responsável: Helton Cristiano Gomes
Linha de pesquisa: Gestão das Construções
Este projeto tem como objetivo propor/desenvolver métodos de otimização para o dimensionamento de estruturas de aço, principalmente de vigas e pilares métalicos treliçados. Com isso, busca-se a redução do consumo de materiais e, consequentemente, a redução dos custos destas estruturas. De uma forma geral, insere-se nesse projeto o desenvolvimento de técnicas de otimização matemática para projetos de construção em busca de ferramentas de otimização para serem utilizadas pela engenharia no auxílio à tomada de decisões relativas ao gerenciamento de projetos de construção, pois um correto gerenciamento de projetos é capaz de propiciar a redução de prazos e custos, melhor utilização dos recursos produtivos, minimização de riscos e redução de erros no processo construtivo.
8. FLEXIBILIDADE NA ARQUITETURA
Professor responsável: Clécio Magalhães do Vale
Linha de pesquisa: Produção do Ambiente Construído
A produção da habitação multifamiliar no Brasil é, em geral, marcada pela não flexibilidade espacial e pela não participação do morador nos processos decisórios de sua produção. Essa situação acarreta conflitos entre usuários e espaços de moradia (inadequação dimensional, funcional etc.) e insustentabilidade na atividade de construção (reformas impactantes, demolições, produção de resíduos etc.). Esta pesquisa propõe a investigação da metodologia Open Building (arquitetura aberta), cuja prática surge de uma teoria e metodologia de projeto, construção, uso e gestão e trabalha com dois momentos no processo de tomada de decisão da produção: o coletivo- equivale no projeto ao suporte, de decisão coletiva, fixo e geral; e o individual- correspondente ao recheio (mutável, específico, de decisão de cada morador e com condições personalizadas de habitabilidade). Como o sistema construtivo empregado nos edifícios é fundamental para a obtenção da flexibilidade desejável, é necessário investigar sistemas, subsistemas e componentes técnico- construtivos a partir de suas interfaces, considerando os conceitos de coordenação modular e de conectividade.
9. MATERIAIS E REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Professor responsável: Ricardo André Fiorotti Peixoto
Linha de pesquisa: Construção Sustentável
Nesse projeto analisam-se materiais e construção bem como buscam soluções para viabilização técnica, econômica e ambiental da reutilização de resíduos sólidos. As pesquisas fundamentam-se no desenvolvimento sustentável e na possibilidade da reciclagem e conservação de recursos naturais, além do desenvolvimento de produtos, matérias primas e aplicação de novas tecnologias para construção civil.
10. METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DE PROJETO E GESTÃO DE PROJETOS
Professor responsável: Cláudia Maria Arcipreste
Linha de pesquisa: Gestão das Construções
Neste projeto estudam-se metodologias e tecnologias de projeto e gestão de projetos, em especial voltadas para a integração disciplinar, no âmbito da Engenharia, Arquitetura e Construção. Inserem-se também pesquisas relacionadas às demandas contemporâneas de produção do espaço e dimensão de qualidade do ambiente construído.
11. PATOLOGIAS DAS EDIFICAÇÕES ESTRUTURADAS EM AÇO
Professor responsável: Rovadávia Aline de Jesus Ribas
Linha de pesquisa: Tecnologia das Construções
O objetivo deste projeto é analisar e investigar as manifestações patológicas presentes na construção estruturada em aço focando principalmente na interface entre os perfis metálicos e os sistemas de fechamento vertical e/ou industrializados, bem como estudar os desempenhos técnicos, estético, de execução e de manutenção e propor soluções que contribuam para a diminuição de problemas patológicos.
12. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS: ANÁLISE E PERSPECTIVAS NA ENGENHARIA DA CONSTRUÇÃO
Professor responsável: Irce Fernandes Gomes Guimarães
Linha de pesquisa: Gestão das Construções
Atualmente, o setor da engenharia das construções enfrenta diversos desafios que permeiam por análise de sistemas produtivos, reelaboração das formas construtivas, inserções de tecnologias, agilidade nas respostas e nas tomadas de decisões, mudança de paradigmas e eliminação de desperdícios em todas as suas esferas. Neste contexto, os trabalhos desenvolvidos neste projeto de pesquisa visam apresentar o potencial de métodos e ferramentas para auxiliar no planejamento, gerenciamento, controle e acompanhamento das atividades da construção civil, trazendo em estudos aprofundados ferramentas como BIM, last planner, lean construction, sequenciamento em projetos por PERT/CPM, análise da produtividade, dos desperdícios e da logística no processo de execução das atividades da construção civil.
13. PRÉ-FABRICAÇÃO EM ARQUITETURA
Professor responsável: Clécio Magalhães do Vale
Linha de pesquisa: Tecnologia das Construções
A pesquisa investiga os pressupostos tecnológicos e socioeconômicos para a viabilidade das soluções construtivas pré-fabricadas, com o propósito de incentivar a inovação, a industrialização e a qualificação da mão de obra no campo da construção; procura compreender o ambiente de projeto, produção, comercialização e finalização no canteiro; considera os aspectos relacionados à produção seriada customizada e estuda as especificidades do subsetor econômico da construção civil brasileira e sua trajetória na industrialização; e tem especial atenção para os sistemas construtivos em madeira, considerando a potencialidade desse material para a construção pré-fabricada.
14. PROCESSOS DE PROJETO E PRODUÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Professor responsável: Tito Flávio Rodrigues de Aguiar
Linha de pesquisa: Produção do Ambiente Construído
Neste projeto contam-se com os seguintes eixos temáticos: processos de projeto e de produção do ambiente construído envolvendo a construção metálica, e as técnicas e processos construtivos na preservação do patrimônio cultural edificado. Também são objetos de estudos o sistema construtivo em Light Steel Framing e contribuições sobre a história da técnica e da tecnologia da construção metálica no Brasil.
15. PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS
Professor responsável: Geraldo Donizetti de Paula
Linha de pesquisa: Tecnologia das Construções
Neste projeto avalia-se o comportamento dos perfis metálicos existentes no mercado e/ou novos perfis, submetidos a diferentes esforços solicitantes, utilizados nos mais diversificados sistemas construtivos estruturados em aço e na verificação dos principais tipos de ligações adotadas na união (conexão) entre as peças estruturais. Um outro aspecto a ser considerado é a otimização dos sistemas construtivos empregando novos materiais.
16. PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO A PARTIR DA LAMA VERMELHA
Professor responsável: Guilherme Jorge Brigolini Silva
Linha de pesquisa: Construção Sustentável
Os rejeitos de barragens têm se mostrado um grande problema na atualidade e o desenvolvimento de pesquisas quanto ao seu aproveitamento representam desafios que podem apontar soluções para o consumo desse material. Neste projeto de pesquisa inserem-se estudos que envolvem a produção de materiais de construção a partir da lama vermelha. São então objetos de estudo: a produção de tinta imobiliária com lama vermelha, produção de tinta imobiliária com terra de cupim, cimento alcalino ativado produzido com lama vermelha.
17. PROGRAMAÇÃO E MÉTODOS NUMÉRICOS EM OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL
Professor responsável: Walliston dos Santos Fernandes
Linha de pesquisa: Tecnologia das Construções
Com o avanço da tecnologia, a análise do comportamento das estruturas torna-se mais viável por meio de ferramentas computacionais. Assim sendo, este projeto de pesquisa busca abranger implementações computacionais, nas diversas linguagens de programação, para a obtenção de estruturas otimizadas aplicando modelos matemáticos consolidados da literatura, assim como possíveis novos modelos que possam ser desenvolvidos pela comunidade acadêmica. As estruturas sujeitas à otimização são as mais diversas possíveis dentro da construção civil, englobando as simples, mistas, compostas e/ou os compósitos. Além disso, a utilização de softwares de código livre é encorajada para os trabalhos dos docentes e discentes envolvidos nesta linha de pesquisa.
18. SEGURANÇA E CONFIABILIDADE DAS ESTRUTURAS METÁLICAS
Professor responsável: Marcílio Sousa da Rocha Freitas
Linha de pesquisa: Tecnologia das Construções
As construções estruturadas em aço estão se tornando cada vez mais esbeltas trazendo economia de materiais e maior aproveitamento do espaço construído. Isso, porém, não deve comprometer a segurança das estruturas. Nesse contexto, no âmbito deste projeto, analisam-se a segurança e a confiabilidade nas estruturas em aço.
19. SUSTENTABILIDADE EM EDIFÍCIOS PROJETADOS EM AÇO
Professor responsável: Ernani Carlos de Araújo
Linha de pesquisa: Construção Sustentável
Neste projeto, pesquisam-se as formas de otimizar a construção dos edifícios projetados em aço, procura-se melhorar a rigidez dos mesmos quanto aos efeitos das ações horizontais e gravitacionais. Para isto, analisam–se as contribuições dos sistemas de estabilizações verticais e horizontais, e também dos vários elementos estruturais analisados isoladamente para que que se possa verificar estruturalmente os ganhos de rigidez do conjunto estrutural. Estudam-se também os tipos de novos materiais como participantes dos sistemas de fechamentos, acabamentos e sistemas de forros. Além disso, estudam-se os processos de fabricação, transporte montagem das estruturas de aço como meios de racionalizar e ganhar tempo nas construções industrializadas de aço. Uma outra linha deste projeto é o estudo da sustentabilidade de edifícios industrializados metálicos para habitações de interesse social. Buscam-se ainda novos processos de energia limpa como forma de aumentar as possibilidades de se ter edifícios mais sustentáveis com o conceito da ecoarquitetura.
20. TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DE SANEAMENTO PARA CONSTRUÇÕES RURAIS
Professor responsável: Múcio André dos Santos Alves Mendes
Linha de pesquisa: Construção Sustentável
A produção agropecuária desempenha um papel fundamental na economia nacional e é essencial para garantir a segurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, as instalações rurais, quando planejadas e implementadas de forma adequada, tornam-se elementos-chave para a eficiência e a produtividade agropecuária. No entanto, os desafios relacionados ao saneamento e à preservação ambiental têm ganhado cada vez mais destaque. Este projeto propõe explorar soluções de saneamento para áreas rurais como uma forma de promover a sustentabilidade ambiental, melhorar as condições de vida das comunidades rurais e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.