Permanentes e Colaboradores

 

Os docentes, em geral, ministram disciplinas, orientam e coorientam discentes e são coordenadores de projetos de pesquisa, bem como ministram disciplinas em seus departamentos de origem, emitem pareceres, fazem revisões de artigos nacionais e internacionais e desenvolvem outras inúmeras atividades relacionadas à vida acadêmica. Alguns ainda participam de outros programas de pós-graduação e são responsáveis por laboratórios de pesquisa. Esse envolvimento profissional de todos eles tem favorecido os processos de ensino e aprendizagem, propiciando melhores estratégias de interação entre os discentes e também de sua pesquisa com seu setor de trabalho, sobretudo porque nas aulas são oferecidos espaços para discussões e trocas de experiências, com base em referenciais teóricos.

 

Os docentes, além de aplicarem estratégias de ensino e aprendizagem consolidados, procuram inserir o uso de novas tecnologias durante o período de obtenção de créditos em disciplinas e durante a elaboração do trabalho final do aluno, instigando-o a utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis, o que eleva o nível do ensino.

 

Cada docente permanente possui seu projeto de pesquisa, do qual é coordenador, criado conforme sua área de atuação, dentro das linhas de pesquisa do Programa, e os alunos orientados por eles desenvolvem suas pesquisas no âmbito do projeto de pesquisa do orientador. Com isso, o coorientador também é vinculado ao projeto de pesquisa do orientador, apesar de ele possuir seu próprio projeto de pesquisa. Na equipe de projetos de pesquisa também são inseridos os alunos de graduação que atuam com aquele coordenador de pesquisas de iniciação científica registradas na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI). Essa estrutura tende a promover interação entre orientadores, discentes do Programa e discentes da graduação de modo a ampliar a concepção de docência que refletirá no trabalho profissional dos egressos, levando-os a um maior envolvimento com suas atividades profissionais, sejam elas de docência, no setor produtivo ou autônomo, contribuindo para modificar positivamente o meio onde encontram-se inseridos.

 

O corpo docente do MECON, vem buscando produzir pesquisas que possam trazer benefícios para a inovação tecnológica, incentivando a aplicabilidade técnica de seus trabalhos, que podem surgir a partir de outras formas de produtos, tais como patentes, registros de propriedades intelectuais e resoluções de problemas observados pelos discentes em seus setores de trabalho. Procura-se assim transferir o conhecimento de forma mais direta para a sociedade atendendo a demandas específicas de setores produtivos.

 

Com isso, o envolvimento do corpo docente com as atividades do Programa tem gerado pesquisas de qualidade que são refletidas nos trabalhos finais e produção intelectual, mostrando sua forte contribuição na formação de recursos humanos para empresas de projetos e execução do ramo da construção civil, bem como na formação de docentes, que levarão para suas instituições um sólido conhecimento na área, que os permitirão lecionar e promover pesquisas inovadoras sobre a engenharia das construções.

 

 

ADRIANO PINTO GOMES

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2005), e mestrado (2007) e doutorado (2012) e pós-doutoramento (2016) em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Atualmente é professor de projeto arquitetônico e desenho técnico pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, pesquisador na área de conforto ambiental e professor colaborador do Mestrado Profissional em Engenharia das Construções (MECON/UFOP) na área de avaliação do desempenho térmico de edificações por meio de simulação computacional.

http://lattes.cnpq.br/5762473572082497

 

ARLENE MARIA CUNHA SARMANHO

Engenheira Civil, possui Mestrado (1991) e Doutorado (1996) em Engenharia Civil pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora Associado da Universidade Federal de Ouro Preto, consultora do CNPq, CAPES, Coordenadora pela UFOP do convênio de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Vallourec Mannesmann do Brasil, Coordenadora de projeto e sub-projeto com a FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, membro do corpo editorial - Revista Escola de Minas, professora colaboradora na Universidade Estadual de Campinas, Consultora do CBCA. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas Metálicas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas metálicas e mistas, perfis formados a frio, análise experimental e estabilidade estrutural.

http://lattes.cnpq.br/2282392116347497

 

CLAUDIA MARIA ARCIPRESTE

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Estado de Minas Gerais e especialista em Administração/Estudos Mercadológicos pela Fundação João Pinheiro, Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Minas/ Universidade Federal de Ouro Preto, MG (UFOP). Atua no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Curso de Mestrado Profissional em Construção Metálica (MECOM). Áreas de interesse: Projeto de Arquitetura, metodologias, tecnologias e processos de projeto; Arquitetura e tecnologias construtivas; Arquitetura e ambiência; Ensino-aprendizagem de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase nas práticas didático-pedagógicas do projeto.

http://lattes.cnpq.br/7152305390870167

 

CLECIO MAGALHAES DO VALE

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (1984) e mestre em Teoria e Prática do Projeto (2000) pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras - MG (2011). Professor Adjunto (DE) no Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado Profissional em Engenharia das Construções da Universidade Federal de Ouro Preto / UFOP. Experiência na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, pré-fabricação, habitação coletiva, estruturas e tecnologia da madeira.

http://lattes.cnpq.br/2628854811198098

 

ERNANI CARLOS DE ARAUJO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (1980), Especialização (Estruturas Metálicas) pela Escola de Minas (UFOP)(1983),mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor Associado IV da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto sendo professor e orientador dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de pós - graduação em Construções Metálicas. Foi Prefeito Universitário da UFOP de 2001 a 2004. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas Metálicas, atuando principalmente nos seguintes temas: aço, arquitetura, estrutura, estrutura metálica e construções metálicas(Silos, Pontes, Angares e edifícios industriais e de Andares Múltiplos).Possui 2 livros publicados na área e inúmeros artigos publicados em congressos, revistas e jornais de penetrações no âmbito nacional e internacional. Durante 6 anos desenvolveu trabalhos sociais na Entidade Estudantil, Escritório Piloto dos Estudantes da UFOP, trabalhando com alunos adultos em Cursos Profissionalizantes e através de educação não -formal trabalhou com crianças e adolescentes, levando-se também a pesquisas de Construções Alternativas culminando a apoio nas periferias da cidade desenvolvendo projetos e construções de Centros Comunitários. Foi candidato derrotado a reitor da UFOP nas eleições do pleito de 2012. É o idealizador da retomada da campanha SALVEMOS OURO PRETO em 2015 cujo site é www.salvemosouropreto.com.br. Em grupo organizado da sociedade atua na Frente em Defesa de Ouro Preto Ee região no Conselho Consultivo. Quando estudante em Ouro Preto, foi morador da República dos Deuses. Quando estudante em Ouro Preto, foi morador da República dos Deuses. Atualmente é o presidente do Conselho Municipal de Habitação de interesse Social da cidade de Ouro Preto. É membro do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio da cidade de Ouro Preto. É membro do Conselho Departamental da Escola de Minas, representante do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas. É membro do Colegiado de Arquitetura da Escola de Minas.

http://lattes.cnpq.br/1650756048368997

 

FLAVIO TEIXEIRA DE SOUZA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Atualmente é prof. de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas Metálicas, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, estrutura metálica, estruturas metálicas, perfis formados a frio e perfis formados a frio perfurados.

http://lattes.cnpq.br/6644014573906423

 

GERALDO DONIZETTI DE PAULA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (1989), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas metálicas, estruturas de madeiras, estruturas de concreto, processos construtivos, materiais e componentes de construção.

http://lattes.cnpq.br/6267945082164521

 

GUILHERME JORGE BRIGOLINI SILVA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Licenciatura Plena em Matemática e Estatística pela UTRAMIG - Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (2001), Mestrado em Ciência dos Materiais pelo Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Doutorado em Ciência dos Materiais pelo Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor Adjunto com dedicação exclusiva da Universidade Federal de Ouro Preto e professor no programa de Pós-graduação PROPEC e MECOM. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos, cimento Portland e aproveitamento de resíduos minerais, atividade pozolânica e Processos Construtivos e Construção Civil.

http://lattes.cnpq.br/8755682183778618

 

IRCE FERNANDES GOMES GUIMARÃES

Irce Fernandes Guimarães possui Doutorado em Engenharia de Produção pela UFMG (2017),Doutorado em Otimização e Segurança de Sistemas pela UTT (2017) mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002) . Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em dinâmica dos sistemas e otimização da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Operacional, Planejamento e Controle da Produção, Simulação, Sequenciamento de Máquinas, Capacidade de malha e análise de desperdícios, Qualidade e eficiência em serviços.

http://lattes.cnpq.br/0593899120860770

 

HELTON CRISTIANO GOMES

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008) e doutorado em Engenharia Civil pela UFOP (2013). Atualmente é Professor Adjunto, nível III, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Programação Linear, Programação Inteira e Inteira Mista, Otimização Combinatória, Inteligência Computacional, Otimização Multiobjetivo e Planejamento e Programação da Produção.

http://lattes.cnpq.br/0215933146671042

 

HISASHI INOUE

Possui graduação em Engenharia Civil (1986) e mestrado em Construções Metálicas (1998) pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e doutorado em Estruturas pela COPPE/UFRJ (2004). Atualmente é professor Associado do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del Rei - Campus Alto Paraopeba - Ouro Branco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de aço, perfis de chapa dobrada, estabilidade estrutural e análise numérica.

http://lattes.cnpq.br/4001260503318867

 

JAIME FLORENCIO MARTINS

Possui mestrado em Estruturas pela EESC/USP (1987) e doutorado em Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (1998). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de ensino de graduação em Engenharia Civil e Metalúrgica, atuando como professor de Resistência dos Materiais e coordenador das disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2 do Curso de Engenharia Civil. Foi tutor do Grupo PET Engenharia Civil da UFOP de 1992 a 1993 e de 2001 até Julho de 2013.

http://lattes.cnpq.br/1362320121241835

 

MARCILIO SOUSA DA ROCHA FREITAS

Marcílio Sousa da Rocha Freitas concluiu a graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal do Piauí em 1987 e o mestrado e doutorado em Engenharia Civil na COPPE/UFRJ em 1991 e 1998. Professor Titular, ocupou o cargo de Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto de 2013 a 2017. Publicou 26 artigos em periódicos especializados e 84 trabalhos em anais de eventos. Supervisionou um trabalho de pós-doutorado e orientou 6 teses de doutorado, 22 dissertações de mestrado (4 em co-orientação) e 3 trabalhos de conclusão de curso, além de ter orientado mais de 30 trabalhos de iniciação científica na área de Engenharia Civil. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2007 e foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG de 2007 a 2016. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança estrutural, Estruturas metálicas, perfis formados a frio, estruturas tubulares, confiabilidade estrutural.

http://lattes.cnpq.br/9907716224584178

 

MUCIO ANDRE DOS SANTOS ALVES MENDES

Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa- UFV (2010). Mestre em Engenharia Agrícola pela UFV (2012) e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFV (2014). Doutor em Engenharia Agrícola pela UFV (2015). Atuou como Professor Designado na Universidade do Estado de Minas Gerais e como Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Departamento de Engenharia Civil (DECIV).

 
 

RICARDO ANDRÉ FIOROTTI PEIXOTO

Pesquisador Desenvolvimento Tecnológico CNPq DT-II - Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, Coordenador Programas Profissionais PPGP CAPES - Engenharias I (2018-2022), Coordenador do Grupo de Pesquisas RECICLOS ? CNPq. Especialista homologado pelo PORTAL INOVACÃO - MCTI. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), MSc. Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e DSc. Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Ouro Preto PROPEC, Coordenador do Laboratório de Materiais de Construção Civil - lmc2./DECIV/EM/UFOP. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, Processos Construtivos e Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de materiais, processos construtivos, construção civil, materiais de construção; manejo, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos industriais, reciclagem e reutilização, sustentabilidade. ORCID 0000-0002-4963-6865

http://lattes.cnpq.br/8406442959451018

 

ROVADAVIA ALINE DE JESUS RIBAS

 É professora efetiva do Magistério Superior na área de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, desde julho/2014. Possui doutorado em Engenharia Civil, área de Construção Metálica (2013), mestrado em Engenharia Civil (2006), graduação em Engenharia Civil (1987), graduação em Gestão de Secretaria Executiva (2002) e especialização em Tutoria para EAD (2010), pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Foi secretária executiva na UFOP até junho/2014. Tem atuado em pesquisas relacionadas aos seguintes temas: administração pública, ensino a distância, avaliação no ensino a distância, construção em aço, desempenho térmico e acústico de edificações, manutenção de edificações e patologias das construções.

http://lattes.cnpq.br/4963602440905037

 

TITO FLAVIO RODRIGUES DE AGUIAR

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DEARQ) da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuando no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado Profissional em Construção Metálica (MECOM). É também pesquisador colaborador do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) - UFMG. Foi membro suplente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando no campo do projeto, em especial de edifícios verticais e de construções metálicas; no campo do patrimônio cultural, em projetos de conservação e restauração e em intervenções em bens do patrimônio edificado; nos campos da teoria e da crítica da arquitetura, do urbanismo e do design; e no campo da representação gráfica. Tem também experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, atuando nos campos da história da cidade, da história da arquitetura, da história do urbanismo, da história da técnica e da tecnologia, da história de Belo Horizonte, da história do design e da história das artes.

http://lattes.cnpq.br/6678423426503103

 

WALLISTON DOS SANTOS FERNANDES

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013) na área de concentração: Construções Metálicas e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor Assistente A da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, otimização multiobjetivo, otimização topológica (ESO, SESO), análise não linear, desenvolvimento de software para análise estrutural (python, delphi/lazarus, fortran, java), Code-Aster, Salome-Meca e software livre em geral (Linux).

http://lattes.cnpq.br/0014206195843566