Em consonância com a missão da Instituição de produzir e disseminar o conhecimento científico, tecnológico, social, cultural, patrimonial e ambiental, contribuindo para a formação de sujeito, como profissional ético, crítico-reflexivo, criativo, empreendedor, humanista e agente de mudança na construção de uma sociedade justa, desenvolvida socioeconomicamente, soberana e democrática, em meados de 2020, considerando as especificidades do MECON, foi elaborado um planejamento estratégico, partir de um diagnóstico traçado com base na matriz FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), ou SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats).
Como pontos fortes do MECON, destacam-se:
- sua gratuidade, o que proporciona igualdade de oportunidade de entrada e manutenção no curso a qualquer candidato com graduação na área de concentração do Programa;
- a disponibilidade de excelentes laboratórios de pesquisa e informática, com professores, técnicos e equipamentos à disposição das pesquisas, bem como softwares, além de vasta biblioteca com diversas publicações de livros e periódicos à disposição do aluno;
- a existência de pesquisadores do CNPq no quadro de docentes, com experiência no mestrado e doutorado acadêmicos;
- a junção da experiência do corpo docente ao espírito criativo de novos docentes, bem como, a integração entre Engenheiros e Arquitetos, estimulando o potencial que essa colaboração pode oferecer;
- o baixo índice de desistência, considerando que se trata de um curso de mestrado profissional em uma área muito específica;
- sua integração com a graduação, pois vários professores coordenam projetos de iniciação científica registrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição, onde estão inseridos alunos graduandos, contribuindo assim com a formação acadêmica e profissional desses alunos.
Os pontos fracos elencados são:
- a falta de recursos financeiros para pesquisas, publicação de artigos em periódicos, participação de docentes e discentes em congressos;
- os recursos escassos também para aquisição de softwares e livros técnico-científicos, bem como para trazer ministrantes de palestras, minicursos e treinadores para difusão do uso de softwares;
- a necessidade de entrada de docentes que atuem em áreas que irão agregar pesquisas inovadoras contribuindo também com a proposta de maior abrangência do Programa;
As principais oportunidades são:
- a localização geográfica da cidade de Ouro Preto, onde se situa o Programa, que pode ser considerada bem localizada por estar próxima à capital, Belo Horizonte, e as estradas, que facilitam a vinda de alunos de vários pontos do estado e fora dele;
- o fato do MECON estar dentro da Escola de Minas que, com seus vários cursos de Engenharia, vem formando há longo tempo graduados e pós-graduados para o mercado e relaciona-se de forma positiva com diversas empresas da construção civil, siderúrgicas e mineradoras da região, atraindo candidatos ao curso de mestrado que procuram por uma série e promissora especialização na área, constituindo-se, assim, o MECON em uma fonte de referência para o crescimento científico e acadêmico;
- as aulas serem concentradas nas sextas-feiras, o que facilita ao profissional de empresa conseguir um afastamento nesse dia para cursar as disciplinas;
- a valorização da experiência profissional no processo de seleção, com a pontuação da experiência profissional, reafirmando a característica do PPG de propiciar a participação de profissionais do mercado;
E as ameaças tornam-se:
- a não manutenção do quadro de docentes devido a eventuais vacâncias, pois, enquanto alguns professores dos departamentos envolvidos estão em outros programas de pós-graduação, outros docentes optam por não atuarem como pesquisadores;
- o número não crescente de publicações em revistas de qualidade, apesar de todos os apelos dos docentes aos alunos, que se desmotivam por não disporem de incentivo financeiro para tradução e publicação em revistas internacionais.
Nesse sentido, tem-se trabalhado constantemente para que as forças sejam aumentadas e as fraquezas diminuídas, considerando que esses são fatores internos, e, enquanto isso, tem-se mantido e buscado novas oportunidades visando diminuir as ameaças, que são fatores externos.
A estratégia de alteração no curso, em 2019, que passou de Mestrado Profissional em Construções Metálicas para Mestrado Profissional em Engenharia das Construções, aumentando-se o número de linhas de pesquisa de duas para quatro, foi relevante trazendo alterações substanciais ao curso de mestrado, elevando o número de possibilidades de temas para dissertações. A ampliação das linhas de pesquisas reforça a intenção do Programa em contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, que possa atender às suas necessidades sem comprometer a existência de gerações futuras, bem como, para a análise crítica de ambientes construídos em relação à sustentabilidade ambiental, inovações tecnológicas, planejamento e gestão do processo de produção do ambiente construído.