Linhas de Pesquisa

1. PROJETO E GESTÃO DAS CONSTRUÇÕES

O foco central dessa linha é a reflexão sobre as práticas adotadas pelo setor da construção civil no Brasil, tendo como premissa a racionalização e adequação da nossa realidade em processos adequados à industrialização da construção no país, no sentido de investir na modernização, redução de desperdício e retrabalho, que ainda caracterizam a maior parte da produção nacional.

Nesse sentido, são tratados os conceitos referentes aos processos de construção civil como cadeia produtiva sistêmica, ou seja, as etapas, fluxos e dinâmica do processo de projetos e execução na construção civil, bem como o desempenho global das edificações. São realizados estudos visando o adequado planejamento e gestão do processo de produção do ambiente construído e seus impactos no habitat humano, com enfoque no caso brasileiro.

 

2. TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

Essa linha está focada na discussão e análise da concepção dos sistemas estruturais, das possibilidades de sua utilização como linguagem arquitetônica, em sistemas construtivos modulares e industrializados, com ênfase no aporte de tecnologias e materiais industrializados e pré-fabricados e no estudo do processo construtivo completo: fabricação, pré-montagem, transporte e montagem.

Também são estudados nessa linha de pesquisa: avaliação dos princípios que norteiam projetos e execução da obra, sob a perspectiva de utilização de novas tecnologias construtivas, novos materiais e sistemas industrializados; visão abrangente das patologias construtivas nas interfaces e técnicas de controle das mesmas; noções gerais sobre o conforto ambiental em construções industrializadas, com ênfase no comportamento térmico e acústico dos novos materiais e sistemas construtivos utilizados nas construções a seco.

 

3. CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Nessa linha são abordados estudos e desenvolvimento de construções sustentáveis em busca de soluções tecnológicas e práticas a serem adotadas antes, durante e após construções, objetivando obter edificações que não agridam o meio ambiente e proporcionem o melhor conforto térmico sem necessidade, ou com necessidade reduzida, de consumo de energia e que melhorem a qualidade de vida dos usuários, bem como utilizem materiais e técnicas que garantam uma maior eficiência energética e ainda possibilitem a conservação de recursos naturais.

Estuda-se a aplicação, como materiais de construção, de resíduos sólidos, que podem ser classificados em pós-industrial, que é quando o material reciclado é proveniente de resíduos industriais, encaixando-se aí materiais provenientes de resíduos de barragens, e pós-consumo, como é o caso de tijolos, madeira e outros entulhos provenientes de demolições que podem ser aproveitados na construção ou reciclados e transformados em materiais aproveitáveis na construção.

 

4. PRODUÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Nessa linha de pesquisa são abordados temas relacionados a conhecimentos da gestão dos processos e da análise das políticas do ambiente construído incluindo suas implicações teóricas, metodológicas e práticas, bem como o desenvolvimento e gerenciamento de construções sustentáveis.

Também são realizados estudos críticos de análises de ambientes construídos, sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica, bem como do processo decisório de apropriação tecnológica e análise de qualidade, contribuindo-se para o desenvolvimento e inovação de materiais, produtos e processos construtivos.

 

PROJETOS DE PESQUISA

Ligados a essas linhas de pesquisa estão ativos os seguintes projetos de pesquisa e os professores responsáveis:

1. ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE AÇO, HÍBRIDAS E MISTAS DE AÇO E CONCRETO - HISASHI INOUE

2. AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO - ROVADAVIA ALINE DE JESUS RIBAS

3. COMPORTAMENTO E DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL - FLAVIO TEIXEIRA DE SOUZA

4. CONDICIONANTES DE PROJETO PARA EDIFICAÇÕES ESTRUTURADAS EM AÇO - CLAUDIA MARIA ARCIPRESTE

5. DESEMPENHO DA TECNOLOGIA CONSTRUTIVA - ROVADAVIA ALINE DE JESUS RIBAS

6. DESEMPENHO TÉRMICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES - ADRIANO PINTO GOMES

7. DIMENSIONAMENTO OTIMIZADO DE ESTRUTURAS - HELTON CRISTIANO GOMES

8. FLEXIBILIDADE NA ARQUITETURA - CLECIO MAGALHAES DO VALE

9. MATERIAIS E REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - RICARDO ANDRÉ FIOROTTI PEIXOTO

10. METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DE PROJETO E GESTÃO DE PROJETOS - CLAUDIA MARIA ARCIPRESTE

11. PATOLOGIAS DAS EDIFICAÇÕES ESTRUTURADAS EM AÇO - ROVADAVIA ALINE DE JESUS RIBAS

12. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS: ANÁLISE E PERSPECTIVAS NA ENGENHARIA DAS CONSTRUÇÃO - IRCE FERNANDES GOMES GUIMARÃES

13. PRÉ-FABRICAÇÃO EM ARQUITETURA - CLECIO MAGALHAES DO VALE

14. PROCESSOS DE PROJETO E PRODUÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO - TITO FLAVIO RODRIGUES DE AGUIAR

15. PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS - GERALDO DONIZETTI DE PAULA

16. PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO A PARTIR DA LAMA VERMELHA - GUILHERME JORGE BRIGOLINI SILVA

17. PROGRAMAÇÃO E MÉTODOS NUMÉRICOS EM OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL - WALLISTON DOS SANTOS FERNANDES

18. SEGURANÇA E CONFIABILIDADE DAS ESTRUTURAS METÁLICAS - MARCILIO SOUSA DA ROCHA FREITAS

19. SUSTENTABILIDADE EM EDIFÍCIOS PROJETADOS EM AÇO - ERNANI CARLOS DE ARAUJO

20. TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS DE SANEAMENTO PARA CONSTRUÇÕES RURAIS - MÚCIO ANDRÉ DOS SANTOS ALVES MENDES